Desafio da Tagima

Neste exemplo temos uma guitarra Tagima modelo Eduardo Ardanuy Arrow 2. Precisando trocar o jack nos deparamos com uma dificuldade, o jack havia sido instalado sobre pressão e não tinha acesso para remoção, a solução a seguir, mesmo trabalhosa, pode ser uma boa opção para correção da falha do produtor, permitindo com mais facilidade manutenções futuras de jack, sem perda de tempo, assim como sem agredir a conservação da guitarra.

desafios_tagima_01

Nesta foto temos o primeiro passo da operação a confecção da placa extra para compor a guitarra seguindo seu acabamento.

desafios_tagima_02

O segundo passo é fixar e riscar a placa adicional no corpo do instrumento para efetuarmos a abertura de moldura e cavidade.

desafios_tagima_03

Após a demorada e cuidadosa remoção do jack danificado realizamos a abertura de cavidade mostrada a seguir.

desafios_tagima_04

Para darmos acabamento escurecemos a cavidade do instrumento, e logo em seguida soldamos e fixamos o jack.

desafios_tagima_05

Guitarra pronta, podemos ir para a estrada.

2017-07-25T02:19:00+00:00

About the Author:

Natural do Rio de Janeiro, Rodrigo Nahar iniciou seu contato com a música por volta dos 15 anos de idade, direcionando desde cedo sua trajetória no mundo das artes. Aos 17, conheceu a Wood Instrumentos Musicais, espaço onde se integrou como aprendiz fazendo parte de uma equipe especializada. Teve, desde o início, um contato imediato com todas as grandes marcas, onde inicialmente especializou seu conhecimento na complexidade elétrica dos instrumentos. O que lhe proporciona, hoje, desenvoltura nos mistérios do universo elétrico dos instrumentos de corda. Foram 12 anos de convivência – não só com manutenção – como também produção de instrumentos novos.