Trastes de nickel X inox

Essa semana, como apareceu essa dúvida para explicar, decidi abrir como tópico do blog.

Vou passar as impressões dos mesmos e algumas observações no que tange a manutenção e características de cada um. A ideia não será dar opinião de escolha mas ajudar na decisão do uso de cada um

Inicialmente, quanto ao traste de nickel, temos a historicidade, a ideia de referência de timbre e uso, enfim a história de muitos registros sonoros. Inox, trata-se de uma evolução técnica de material, uma nova opção de traste e resultados.

A composição física do traste tem ligação direta em: tocabilidade, afinação, timbre e personificação do instrumento.

Os trastes compõem o braço do instrumento, no momento que tocamos e apoiamos as cordas sobre eles geramos um circuito mecânico que limita o comprimento das cordas executadas com os carrinhos da ponte. A partir daí os elementos e composição física desses componentes: ponte, trastes e cordas, é que irão caracterizar o timbre, quanto mais refinados mas qualidade no som.

Existe diferença de qualidade entre os dois tipos de trastes ?

Não existe melhor ou pior, existe uma escolha a ser feita. Podemos entender ter em mente apenas o que esperamos como resultado para opinar. O timbre do traste de nickel nos dar uma sensação de som mais macio enquanto o de inox uma percepção mais dura. No entanto o “bend” no traste inox deslizam com muito mais facilidade que os de nickel.

Durabilidade: os de inox são disparadamente mais duradouro que os de nickel.

meu instrumento nunca mais precisará de troca dos trastes ou perderá a regulagem se eu usar inox ou comprar um instrumento com trastes inox? Não!!!!!! O instrumento ainda é concebido em sua maioria com madeiras. Portanto estão sendo influenciados pela intempérie: umidade calor frio e conservação. As madeiras continuarão tendo a possibilidade de empenos e torções no “shape” da escala, consequentemente espelhados no alinhamento dos trastes.

caso o braço do instrumento se preserve estabilizado, as deformações por atrito das cordas serão bem menores no inox que os de nickel. Possivelmente retardada do muito a retifica dos trastes.

Posted in

tuiuiu_dev

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat